Entre os dias 17 e 22 de março, o professor do IFC Santa Rosa do Sul André Gonçalves esteve em Brasília para uma reunião de planejamento com parceiros do projeto “Redes para a Conservação”, uma ação apoiada pela Iniciativa Internacional do Clima (IKI), da Alemanha. O encontro reuniu as organizações que coordenam o projeto, incluindo Cáritas Alemã, Rede Cerrado, Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Rede Ecovida de Agroecologia.
Ao longo da semana, foram realizadas reuniões estratégicas com diversas secretarias do Ministério do Meio Ambiente, além de um encontro com um representante da Embaixada da Alemanha no Brasil.
O projeto prevê um investimento de 30 milhões de euros ao longo dos próximos seis anos para o combate ao desmatamento no Brasil, com atuação nos biomas Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa. As ações incluem: promoção e valorização da sociobiodiversidade; criação e fortalecimento de instrumentos financeiros; ampliação das áreas de conservação; e pesquisa e desenvolvimento de soluções sustentáveis.
No âmbito do projeto “Redes para a Conservação”, a proposta é que o Campus Santa Rosa do Sul do IFC desenvolva iniciativas voltadas à produção de mudas nativas e ao fortalecimento da criação de abelhas sem ferrão.
O professor André integra o Comitê Gestor do projeto, contribuindo para o direcionamento estratégico das ações.
Texto: André Gonçalves