O professor do Campus Santa Rosa do Sul do IFC, André Gonçalves, participou de dois eventos internacionais sobre adaptação climática neste mês de outubro. Entre os dias 17 e 19, ele esteve em Manila, nas Filipinas, integrando uma oficina de trabalho dos projetos apoiados pelo Fundo de Adaptação Climática Acelerador de Inovações (AFCIA) no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Esse encontro reuniu membros dos 44 projetos apoiados pelo Fundo, desenvolvidos em 32 países dos seis continentes, que têm como principal objetivo propor soluções inovadoras para a adaptação climática em nível local.
“Combinando renda e proteção florestal no Sul do Brasil” é um desses projetos, coordenador pelo professor André e desenvolvido pelo Centro Ecológico em parceria com o Campus Santa Rosa do Sul, cujo propósito é capacitar agricultores familiares, especialmente mulheres e jovens indígenas, a fazerem adaptações agrícolas por meio da implementação de sistemas agroflorestais.
Antes desse compromisso nas Filipinas, André esteve em Montreal, Canadá, entre os dias 3 e 5 de outubro, no evento “Adaptation Fund Innovation Days”. O professor do Campus Santa Rosa do Sul participou de uma mesa de discussão sobre o tema “Adaptação em contextos hiperlocais através de histórias reais de inovadores”, que permitiu que vozes dos países do sul ganhassem destaque na busca pela justiça climática, equidade, diversidade e inclusão.
André retorna ao Campus com ideias e experiências inovadoras em adaptação climática e sustentabilidade para compartilhar com a comunidade acadêmica.