O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFC Santa Rosa do Sul convida a comunidade acadêmica para a sessão de cinema comentada do filme Negros Laços, no dia 4 de dezembro, às 13h15, no Auditório 1, com a presença da roteirista e produtora Franciele Oliveira. Gratuita e aberta ao público, a exibição no Campus acontece logo após o lançamento oficial do média-metragem, realizado no dia 19, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria.
Sobre o filme
Baseado na tese de doutorado em História de Franciele Rocha de Oliveira — “Negros Laços: trajetórias coletivas das famílias dos nascidos de ventre livr]e no pós-abolição (Santa Maria/RS, 1871-1941)” — o filme retrata a história de três famílias negras de Santa Maria que viveram entre a escravidão e a liberdade.
Dividido em três atos, apresenta as histórias de Anna Assis de Oliveira, José Francisco do Nascimento e Inocência Maria Joaquina, e Mathilde dos Santos, misturando narrativa ficcional, entrevistas com descendentes e reflexões de historiadores. O projeto, dirigido por Theodor Gonçalves e inicialmente concebido como um curta-metragem, transformou-se em um média-metragem (45min) para garantir que os detalhes essenciais não fossem deixados de fora.
“Negros Laços” é uma realização financiada pela Política Nacional Aldir Blanc, edital nº 002/2024 – Artes e Economia Criativa da Secretaria de Município de Cultura de Santa Maria/RS, com recursos do Ministério da Educação, através da UFSM – Projeto de Extensão nº 064485.
Sobre a roteirista e produtora Franciele Oliveira
Graduada, Mestra e Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Substituta em História no Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC Câmpus Garopaba. Membro do GT Memória da Escravidão e Liberdade do Conselho Nacional de Justiça – CNJ (2024-2025). Autora da tese “Negros laços: trajetórias coletivas das famílias dos nascidos de Ventre Livre no pós-abolição (Santa Maria/RS, 1871-1941)”. Vencedora do Prêmio de Melhor Tese do LASA BRAZIL AWARDS 2024, concedido pela Latin American Studies Association Brazil e Vencedora do Prêmio de Tese Manoel Salgado Guimarães concedido pela Associação Nacional de História – ANPUH Brasil (2025). Membro-fundadora do Grupo de Estudos Sobre pós-Abolição (GEPA UFSM). Vencedora do Prêmio ADPERGS de Direitos Humanos Lélia Gonzalez (2022), categoria Artigos. Atuou como historiadora contratada pelo INCRA/RS, no Relatório da Comunidade Quilombola Rincão dos Fernandes, em Uruguaiana/RS. Atuou na assessoria histórica do longa-metragem Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor (Plural Filmes). É roteirista e co-produtora do Curta-metragem Negros Laços, contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc.
Links:
