O IFC Santa Rosa do Sul realizou a solenidade de certificação da segunda turma do Curso de Qualificação Profissional em Agricultura Familiar para a Educação de Jovens e Adultos, articulado à Educação Básica (EJA-EPT), ofertado em parceria com a EJA Unidade Quilombola São Roque e a EJA Unidade Centro de Praia Grande. A cerimônia marcou a conclusão de 17 estudantes da turma Herdeiros da Terra e aconteceu no dia 17 de dezembro de 2025, no Auditório 1 do Campus, reunindo formandos, familiares, amigos e servidores da instituição.
O curso foi ofertado no âmbito da Pactuação com a Secretaria de Educação Básica (SEB) e a Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), em parceria com as redes estadual e municipais de ensino de Santa Catarina.
A mesa de honra foi composta pelo diretor-geral do IFC Santa Rosa do Sul, Cristiano Pochmann; pelo diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Patrick Girelli; pelo coordenador da EJA-EPT do Campus e supervisor do curso de Agricultura Familiar, Emmanuel De Bem; e pela paraninfa da turma, professora Suzana Maria Pozzer da Silveira.
O concluinte Roberto Maia foi o responsável por proferir o juramento do curso, acompanhado pelos colegas. Em seguida, o diretor-geral realizou a certificação individual dos formandos.
A oradora da turma, Raquel Dariane de Oliveira, emocionou os presentes com sua mensagem, seguida pelos pronunciamentos da paraninfa, do coordenador da EJA-EPT do Campus, do diretor de Ensino e do diretor-geral.
Durante sua fala, a paraninfa, professora Suzana, destacou que o IFC, ao ofertar o curso, busca dar visibilidade à diversidade existente no âmbito da agricultura familiar, fortalecer iniciativas e incentivar os estudantes a perceberem possibilidades de bem viver e de geração de renda no campo, a partir do que têm em suas propriedades, coletivos e território. “Desejamos que esse curso seja uma abertura de portas para visualizarmos e valorizarmos as nossas potencialidades e possibilidades, de aprendizado mútuo, de fortalecimento de parcerias, de trabalho e geração de renda”, ressaltou.
A cerimônia também contou com um momento especial de homenagens, em que os formandos agradeceram aos professores, à equipe do IFC Santa Rosa do Sul, aos parceiros da comunidade quilombola, às prefeituras envolvidas e, de forma muito especial, às famílias, pelo apoio e incentivo ao longo de toda a trajetória.
O IFC Santa Rosa do Sul parabeniza os formados e deseja que essa certificação seja o início de uma nova etapa, repleta de oportunidades, aprendizados e conquistas.






























