O IFC Santa Rosa do Sul deu início às atividades letivas da segunda turma do curso de qualificação profissional em Agricultura Familiar articulado à Educação de Jovens e Adultos (EJA-EPT) com uma recepção aos estudantes, realizada na manhã do dia 8 de março.
No encontro, os ingressantes foram apresentados ao corpo docente, à dinâmica das aulas, ao calendário acadêmico e às perspectivas para o ano de 2025. A reunião ocorreu no Salão da Comunidade Remanescente de Quilombo São Roque, em Praia Grande (SC), e contou com a presença dos servidores vinculados ao curso, dentre eles o supervisor Emmanuel de Bem e os docentes Suzana Pozzer, Luis Fernando Rosa de Lima e Ana Paula Matos, além de professores da EJA local e de membros da comunidade quilombola.
Com duração de nove meses e carga horária de 200 horas, o curso é ofertado pelo IFC Santa Rosa do Sul em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SED) de Santa Catarina e com o município de Praia Grande. A rede estadual de ensino é responsável pela elevação da escolaridade (EJA) em parceria com a rede municipal, enquanto o Instituto promove a qualificação profissional/técnica (EPT), por meio do curso de Agricultura Familiar, cujos encontros ocorrem quinzenalmente aos sábados.
A EJA-EPT integra a política educacional brasileira voltada à inclusão e à emancipação social daqueles que foram privados de acesso e permanência escolar. A escolha por um curso na área de agricultura familiar busca promover a intersetorialidade e a sustentabilidade desta atividade econômica e fortalecer os arranjos produtivos locais do Extremo Sul Catarinense, região predominantemente rural, em geral constituída de pequenas propriedades.
Em dezembro de 2023, o IFC Santa Rosa do Sul formou 20 profissionais em Agricultura Familiar pelo mesmo programa. Mais informações sobre o curso estão disponíveis em ejaept.santarosadosul.ifc.edu.br.