Duas equipes do Campus Santa Rosa do Sul do Instituto Federal Catarinense estão entre as três classificadas do estado para a final da 15ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), após passarem por seis fases online, realizadas entre maio e junho deste ano.
Um total de 340 equipes de todos os estados do país foram convocadas para a grande final da competição, a ser realizada nos dias 26 e 27 de agosto, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo.
A 15ª ONHB teve 30,5 mil grupos inscritos, maior número já registrado em todas as edições da olimpíada, o que representa um aumento de 68% em comparação com 2022. De Santa Catarina, foram registradas 864 equipes, das quais apenas três passaram à final: as duas do IFC Santa Rosa do Sul e uma da rede particular.
A participação na ONHB ocorre em equipes formadas por um professor de História e três estudantes. O IFC Santa Rosa do Sul inscreveu 14 grupos na edição 2023 da competição, formados por alunos e alunas do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, sob orientação da professora Talita Salvaro.
As equipes do IFC classificadas para a final são “Maria Quitéria Team”, composta pelas estudantes Laís Machado, Kamila Roldão e Gabriela de Souza, e “Diretas”, das alunas Maria Eduarda Maciel, Saori Sparremberger e Rayssa Machado.
Sobre a ONHB
A ONHB possui seis fases online e uma fase final presencial, que ocorre na sede da Unicamp, em São Paulo. Com um formato original, que difere de outras competições, cada etapa da Olimpíada tem a duração de uma semana e inclui questões de múltipla escolha e tarefas.
As questões abrangem não apenas a História do Brasil, mas também assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades, entre outros. Este formato proporciona aos estudantes e professores a oportunidade de discutir temas que nem sempre são abordados em sala de aula ou estão presentes nos livros didáticos, estimulando a análise crítica e contribuindo para a preparação em vestibulares, concursos e exames, como o ENEM.
A olimpíada é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, realizado com o apoio do Departamento de História, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos da Unicamp, além da Associação Nacional de História.
- 1º encontro preparatório para a 15ª ONHB
- Orientação da professora Talita Salvaro
- 14 equipes do IFC Santa Rosa do Sul inscritas na competição
- Equipes finalistas do IFC SRS