O IFC Santa Rosa do Sul realizou, no dia 14 de novembro, no Auditório 1, a cerimônia de certificação de 21 estudantes que participaram da primeira edição do Partiu IF no campus. A atividade contou com a presença da coordenadora pedagógica local do programa, Cristina Dalpiaz; do coordenador institucional, Davi Cézar da Silva; do diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Patrick Girelli; e do diretor-geral do campus, Cristiano Pochmann, além de professores, técnicos-administrativos e monitores.
O momento marcou a conclusão dos estudos preparatórios para a prova do processo seletivo de ingresso nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio dos Institutos Federais. Dos 21 estudantes que concluíram o curso, 19 realizaram a prova do processo seletivo do IFC. Desses, 9 foram aprovados em primeira chamada para matrícula no ano letivo de 2026, sendo 2 para o Campus Sombrio e 7 para o Campus Santa Rosa do Sul.
Voltado a estudantes matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas, o programa Partiu IF tem como principais objetivos recompor conhecimentos essenciais e ampliar o acesso de jovens em situação de vulnerabilidade social aos cursos técnicos integrados ofertados pelos IFs.
O programa funcionou em formato de cursinho preparatório e envolveu dois eixos principais: um Ciclo Básico de Formação, com aulas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza; e uma Formação Suplementar, que incluiu oficinas de redação, resolução de problemas, debates, orientação pedagógica e acompanhamento psicossocial.
A coordenadora pedagógica do Partiu IF no IFC Santa Rosa do Sul destacou a satisfação em ver estudantes de outras escolas circulando e vivendo o cotidiano do campus, e em acompanhar o aprendizado e o crescimento da turma ao longo do ano. “Hoje podemos dizer que os estudantes já estão adaptados à rotina do Instituto, o que vai facilitar o desenvolvimento daqueles que ingressarem no IFC no ano que vem”, ressaltou.






