O IFC Santa Rosa do Sul esteve presente em mais uma edição do Campo Agroacelerador de Inverno, realizado no dia 30 de agosto, no Campo Demonstrativo da Cooperja, em Jacinto Machado. O evento destacou as potencialidades do agronegócio em termos de diversificação, sustentabilidade, rentabilidade e inovações nas culturas de inverno. Ao longo do dia, os visitantes puderam conhecer vitrines tecnológicas voltadas às culturas de hortaliças, aveia branca grão, trigo, azevém, trigo forrageiro, aveia para pastagem, trigo para silagem, plantas de cobertura e plantio direto.
O Campus Santa Rosa do Sul teve uma participação ativa e relevante no evento, apresentando uma vitrine tecnológica que abordou a otimização do sistema produtivo com culturas de inverno, com foco no manejo nutricional (trigo após nabo forrageiro) e intensificação do sistema produtivo com cultivos de inverno.
Sob a coordenação da professora Naracelis Poletto e com o apoio do grupo de estudo, pesquisa e extensão em Tecnologias de Manejo em Culturas (TEMAC), o trabalho no Campo Demonstrativo da Cooperja começou com a implantação de nabo forrageiro em maio, visando a proteção do solo, dessecação do nabo na primeira quinzena de julho e implantação da cultura do trigo.
O foco da vitrine tecnológica foi mostrar que é possível implantar mais de uma cultura durante o inverno e que essa prática traz benefícios ao sistema produtivo, como proteção do solo, ciclagem de nutrientes e como resultado a melhoria nas condições químicas, físicas e biológicas do solo.
O Grupo de Estudos em Solos (GESSC) também esteve presente no espaço do IFC, apresentando as atividades desenvolvidas pelo grupo, com destaque para os projetos “Acompanhamento e diagnóstico do desenvolvimento da cadeia produtiva do trigo na região sul catarinense” e “Rotação de culturas em área de várzea”.
📸 Confira algumas fotos da participação do IFC Santa Rosa do Sul no Campo Agroacelerador de Inverno 2024!