A Comissão Própria de Avaliação (CPA) deu início, nesta segunda-feira (3), a mais um ciclo anual de consulta à comunidade acadêmica da Avaliação Institucional do IFC. O objetivo da iniciativa é, por meio da participação coletiva, aprimorar o Ensino, Pesquisa e Extensão no âmbito do Instituto.
Até o dia 21 de novembro, servidores e estudantes dos cursos de ensino superior, graduação e pós-graduação, dos campi e da Reitoria, irão opinar sobre as potencialidades e limitações da instituição por meio de um formulário eletrônico, que será enviado pela CPA aos servidores (por e-mail) e para os discentes (via SIGAA). As respostas são anônimas, garantindo assim a liberdade de opinião.
Os dados coletados vão basear o planejamento das ações acadêmicas do IFC, sendo considerados para tomadas de decisões e para subsidiar a melhoria contínua das atividades, em conformidade com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Por isso, a participação de todos, apesar de voluntária, é essencial.
Como funciona
O formulário disponibilizado pela CPA contém uma série de afirmações, que podem ser avaliadas com as opções “muito bom”, “bom”, “regular”, “ruim” e “não se aplica”. Cada integrante da comunidade deve preencher o documento apenas uma vez.
Além das respostas objetivas, há também um espaço para sugestões a respeito de cada questão; essa avaliação específica é importante para o processo, uma vez que fornece subsídios mais completos para as futuras ações estratégicas.
Sobre a CPA
A Comissão Própria de Avaliação do IFC tem como atribuições conduzir os processos de avaliação internos da instituição, sistematizar seus resultados e encaminhá-los, em forma de relatório, ao INEP.
Formada por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica (docentes, discentes e técnicos administrativos) e da sociedade civil organizada, a CPA atua de forma autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição.
As ações da CPA têm como objetivos específicos:
– Promover a participação de toda a comunidade no processo de avaliação institucional;
– Socializar as informações e recolher sugestões para subsidiar a tomada de decisões nas Unidades de Ensino;
– Identificar as potencialidades e as limitações da Instituição em suas políticas e suas práticas, em relação ao ensino, à pesquisa e à extensão, observando as dez dimensões do SINAES.
Para mais informações, entre em contato com a CPA de sua unidade.
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Poliana Souza
