#Partiu Campinas mais uma vez! A equipe Linha Vermelha, do IFC Santa Rosa do Sul, é a única representante do ensino médio de Santa Catarina classificada para a final da 17ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), após passar por seis fases online, realizadas entre maio e junho deste ano. O estado classificou outras sete equipes do ensino fundamental (8º e 9º anos) para a última etapa da competição.
A 17ª edição da ONHB contou com 51.142 equipes inscritas, de todo o país. Destas, 351 foram convocadas para a grande final, que será realizada nos dias 30 e 31 de agosto, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo.
A participação na ONHB ocorre em equipes formadas por um professor de História e três estudantes. O Campus Santa Rosa do Sul inscreveu 17 grupos na edição 2025 da competição, todos compostos por alunos e alunas do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, sob a orientação da professora Talita Salvaro e colaboração dos professores Marina Outeiro, Silvane Daminelli, Cleber Machado e Daiane Fregúlia.
O trio finalista, Linha Vermelha, é formado pelos estudantes Ana Carolina Ribeiro, Rafael Alves e Laiane de Cândido dos Santos.
⏳ Sobre a ONHB
A ONHB possui seis fases online e uma fase final presencial, realizada na sede da Unicamp. Com um formato original, que difere de outras competições, cada etapa da Olimpíada tem duração de uma semana e inclui questões de múltipla escolha e tarefas interpretativas.
As questões abordam não apenas a História do Brasil, mas também temas interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades, entre outros. Esse formato oferece a estudantes e professores a oportunidade de discutir temas muitas vezes ausentes nas salas de aula e nos livros didáticos, estimulando a análise crítica e contribuindo para a preparação em vestibulares, concursos e exames como o ENEM.
A Olimpíada é um projeto de extensão realizado com apoio do Departamento de História da Unicamp, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), da Associação Nacional de História (Anpuh) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Conta também com a participação de docentes universitários, estudantes de graduação, mestrandos e doutorandos.
—-
Parabéns a todos os estudantes do Campus que participaram da 17ª ONHB! O envolvimento e a dedicação de vocês nos enchem de orgulho!
Seguimos na torcida pela Linha Vermelha!