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Campus Santa Rosa do Sul realiza reuniões sobre o PDI 

Quarta-feira, 21 de junho de 2023

As Comissões Central e Local discutiram o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFC em encontros com a comunidade acadêmica

No último dia 15, no auditório 1 do IFC Campus Santa Rosa do Sul, foram realizadas reuniões com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional do IFC (Prodin) com o intuito de identificar os pontos fortes e fracos internos, bem como as oportunidades e ameaças externas relacionadas ao campus e à instituição como um todo. Essas discussões tiveram como objetivo construir a Matriz SWOT que guiará a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFC (PDI) para o período de 2024-2028.

A reunião contou com a presença de Bárbarah Sorgetz, diretora de Desenvolvimento Institucional, Jamile Fagundes, pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, e Jorge Luis Mota, diretor-geral do IFC Santa Rosa do Sul, além dos membros da Comissão Local para Elaboração do PDI, servidores e estudantes.

Durante a manhã, as representantes da Prodin dialogaram com a equipe de gestão. Na parte da tarde, ocorreram discussões com os servidores e, posteriormente, com os representantes dos estudantes dos cursos técnico e superiores.

Em cada um dos encontros, Cláudio da Luz, presidente da Comissão Local do PDI, apresentou dados que refletem a situação do Campus Santa Rosa do Sul, tanto internamente quanto externamente, enquanto Fernando Garbuio, presidente substituto da Comissão Própria de Avaliação (CPA) Local, compartilhou os resultados da avaliação institucional do Campus, realizada em 2022.

Ao longo das três reuniões, Bárbarah e Jamile, representantes da Comissão Central do PDI, apresentaram conceitos, aspectos legais e a importância do PDI, conduzindo o processo de análise ambiental interna e externa, que resultou na construção da Matriz SWOT.

.

As três reuniões tiveram um mesmo roteiro de apresentação, demonstrado a seguir em resumo e por tópicos:

1) O que é o PDI, por que planejar o IFC?: a Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, Jamile Silva, apresentou o conceito do que é o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), explicando que é o documento que identifica o IFC “no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver” (FORPDI, 2017) – https://pdi.ifc.edu.br/. A seguir, Jamile apresentou as normativas legais que embasam a construção do PDI:

Constituição Federal 

Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional (LDB) 

Plano Nacional da Educação (PNE) 

Lei de criação dos IFs 

Lei de Regulação, Avaliação e Supervisão das IES 

Lei que estabelece o SINAES 

Indicadores Plataforma Nilo Peçanha (PNP) 

Indicadores de Pesquisa e Extensão 

Normativa que trata da elaboração, avaliação e revisão do PEI 

Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) 

Diretrizes pedagógicas para a educação profissional – UNESCO 

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Código de Ética dos Servidores Federais 

Política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional 

PPA 2020 – 2023 

Relatórios da Autoavaliação Institucional

Na sequência, Jamile apresentou a distribuição de conteúdos do PDI do IFC 2024-2028 e respectivos responsáveis pelos comitês temáticos e situou o Campus em alguns aspectos gerais: 

Capítulo 1 – Perfil Institucional – Prodin 
Capítulo 2 – Plano Estratégico Institucional – Prodin / Dides 

Capítulo 3 – PPI – Proen / Propi e Proex 

Capítulo 4 – Plano de Oferta de Cursos e Vagas – Prodin / Proen / Consepe 

Capítulo 5 – Gestão de Pessoas – Prodin / DGP 

Capítulo 6 – Organização Administrativa – Gabinete 

Capítulo 7 – Proj. Acervo Acadêmico em Meio Digital – Gabinete/Proen GT 

Capítulo 8 – Infra. e Instalações Acadêmicas – Proad / Proen / DTI 

Capítulo 9 – Capacidade e Sustentabilidade Financeira – Proad 

Capítulo 10 – Plano de Logística Sustentável – NGA 

Capítulo 11 – Gestão de Riscos e Integridade – Prodin / Dides 

Capítulo 12 – Avaliação, Acompanhamento e Divulgação do Desenvolvimento Institucional – CPA/Prodin 

Capítulo 13 – Comunicação com a Comunidade Interna e Externa – Gabinete / Cecom 

Capítulo 14 – Acesso, Permanência e Êxito – Proen/Prodin 

Capítulo 15 – Educação a Distância e TICs – Proen/DTI

2) Situando o Campus Santa Rosa do Sul: este item da pauta foi apresentado pelo servidor Cláudio Luz, presidente da Comissão Local PDI do IFC 2024-2028. Cláudio utilizou dados do Farol, instrumento do IFC oportunizado para consulta de dados em diversas plataformas governamentais. Foram apresentadas as seguintes informações: tipologia do Campus, número de alunos de acordo com a tipologia, dado atuais com número de docentes, TAEs, estudantes e terceirizados, eixo tecnológico, dados diversos sobre a rede federal, do IFC e do Campus, cursos, matrículas, vagas, inscritos, concluintes, ingressantes, taxa de evasão, eficiência acadêmica, relação aluno-professor, valores de custeio e de investimento. Jamile complementou fazendo uma breve apresentação do painel de dados sobre os cursos ofertados, mapa de demandas por educação profissional do MEC e Portal MONP – monitor das profissões.


3
) Resultados da avaliação institucional pela CPA Local do Campus Santa Rosa do Sul: este item da pauta foi apresentado pelo servidor Fernando José Garbuio, presidente substituto da CPA Local, cujo Relatório de Avaliação do Campus estará, em breve, sendo divulgado por meio das páginas eletrônicas do IFC e do Campus Santa Rosa do Sul, após a aprovação do Colégio de Dirigentes do IFC.

4) Análise ambiental: este item da pauta foi apresentado pela Prodin, com a mediação da servidora Bárbarah Sorgetz, que explicou que a análise ambiental interna procura identificar os pontos fortes e fracos da organização através do exame de sua estrutura, instalações físicas, finanças, recursos humanos, programas acadêmicos, atividades de apoio e operacionais. Foi explicado o instrumento de coleta de dados, Matriz SWOT, e foi iniciada a dinâmica, repetindo-se durante as três reuniões do dia: com equipe de gestão atual, com servidores e com estudantes, colhendo-se as mais diversas opiniões e sugestões que deverão constar no texto do PDI, em seus diversos capítulos.

 



 

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