A 4ª edição da AGROTEC, a Exposição Tecnológica da Agricultura Familiar, realizada no último sábado, dia 16 de setembro, no IFC Santa Rosa do Sul, foi um verdadeiro sucesso. Após três anos de suspensão devido à pandemia, o evento retornou em grande estilo, sob um céu ensolarado e com uma programação que envolveu ativamente os participantes, proporcionando integração, troca de experiências e muito aprendizado.
Cerca de mil pessoas passaram pelo campus ao longo do dia, incluindo visitantes da região, comunidade acadêmica, egressos, produtores rurais e representantes de instituições e empresas do setor agropecuário.
Os visitantes foram convidados a explorar o “Caminho do Conhecimento”, passando pelos projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação desenvolvidos na instituição, muitos deles focados na melhoria dos processos produtivos.
Além desses pontos de visitação, a quarta edição do evento contou com 30 estandes de expositores externos, abrangendo cooperativas, artesãos, agricultores familiares, instituições e empresas do setor agropecuário. Nestes espaços, os visitantes puderam se atualizar sobre novas técnicas e tecnologias aplicáveis no dia a dia das propriedades rurais.
O evento também ofereceu 26 miniatividades gratuitas, entre oficinas e minicursos, que ocorreram ao longo do dia e foram ministradas por professores, estudantes e convidados.
A programação cultural da AGROTEC foi um atrativo à parte. Logo após o meio-dia, os visitantes puderam assistir a uma bela apresentação do GTC Danças e Andanças. Já no meio da tarde, foram convidados a prestigiar o lançamento do livro ‘Montanhas Underground’, com direito a uma roda de conversa inspiradora com o autor Frank Lummertz, no Museu do IFC. Os núcleos inclusivos do campus também tiveram espaço para expor suas ações, evidenciando o compromisso da instituição com a diversidade e a inclusão.
A sustentabilidade foi um dos temas em destaque no evento e refletiu-se também em ações concretas. Ao longo do sábado, mais de 500 mudas de árvores nativas foram doadas aos visitantes em parceria com o Sicoob Credija, além de mudas de plantas medicinais e suculentas.
O diretor-geral do campus, Jorge Luis Mota, enfatizou a importância da AGROTEC para a comunidade e para a própria instituição ao afirmar: ‘faz parte dos desafios das gestões, enfrentar as adversidades e buscar soluções que viabilizem a realização de atividades que cumpram a nossa missão e propaguem positivamente o nome da instituição. Com a realização do evento, vencemos os desafios e entregamos à comunidade um IFC mais forte”. Ele também ressaltou que, para os estudantes, a 4ª edição da exposição foi uma vitrine para os trabalhos desenvolvidos no campus, além de uma grande oportunidade de contato com as empresas e as novas tecnologias empregadas no setor.
A AGROTEC é uma realização do IFC Santa Rosa do Sul, que abre as portas da instituição e fortalece os laços com a comunidade, promovendo o conhecimento de forma expositiva, prática e humana.