Um projeto integrador desenvolvido pelos componentes curriculares de Arte I e História I resultou em uma bela exposição de trabalhos das turmas de 1ª série do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, intitulada “A arte dos povos ágrafos”.
Em duplas e trios, os estudantes foram instigados a escolher um objeto artístico do período conhecido como “Pré-história” que lhes despertasse interesse, com a finalidade de pesquisar sobre seu contexto histórico, linguagem artística, função, descobertas e hipóteses arqueológicas associadas.
O trabalho teve início na disciplina de História, com uma pesquisa bibliográfica sobre as obras escolhidas, sob orientação da professora Marina Outeiro, e teve continuidade na disciplina de Arte, onde os estudantes realizaram a releitura e reconstrução dos objetos artísticos pesquisados, com a orientação da professora Daiane Nagel.
A pesquisa em arte tem como objetivo ampliar a compreensão sobre os significados culturais, religiosos e sociais das diversas civilizações. Segundo a professora Daiane, existem muitos mistérios a serem desvendados em relação aos povos ágrafos a partir dos primeiros artefatos humanos. Interpretar esses vestígios é um desafio, mas eles revelam a essência criativa e simbólica do ser humano em seus primórdios.
Os alunos foram incentivados a reconstruir o objeto artístico pesquisado utilizando, preferencialmente, materiais naturais, como argila, pigmentos de plantas, madeira e carvão.
Os trabalhos deram origem à exposição apresentada na sala 13, composta por esculturas em argila da Vênus de Willendorf (Áustria) e Vênus de Hohle Fels (Alemanha), maquetes do cromlech de Stonehenge (Inglaterra), esculturas do Homem-Leão de marfim de mamute e representações de cavernas, entre outras importantes construções e manifestações artísticas.










