O Campus Santa Rosa do Sul do IFC é conhecido pela excelência no ensino agropecuário, já tendo formado mais de 3,3 mil profissionais em 30 anos de história, dos quais mais de 2,7 mil técnicos em agropecuária e duzentos engenheiros agrônomos, contribuindo para o fortalecimento do setor e o desenvolvimento socioeconômico da região.
Está situado a 15 km da rodovia BR-101 na localidade de Vila Nova, em Santa Rosa do Sul, no extremo sul catarinense, município de 9,7 mil habitantes e economia predominantemente agrícola.
O IFC Santa Rosa do Sul nasceu como Escola Agrotécnica Federal de Sombrio e tem sua história entrelaçada com o Plano de Desenvolvimento da Região Sul. Em 1967, foi criada a Superintendência do Desenvolvimento da Região Sul (SUDESUL), autarquia federal vinculada ao Ministério do Interior, com a finalidade de planejar e promover o desenvolvimento da região sul do país.
A partir de 1974, um projeto hortifrutigranjeiro intitulado “Projeto Sombrio” foi estabelecido no litoral sul de Santa Catarina e bacia do Rio Mampituba, abrangendo o município de Santa Rosa do Sul (à época ainda pertencente a Sombrio). Visava o desenvolvimento socioeconômico da região por meio da implementação de técnicas de manejo, com foco na irrigação e drenagem do solo, além do incremento na produtividade agrícola e na expansão da área de cultivo.
A construção de uma escola fazia parte desse grande projeto, para dar suporte técnico à estrutura que estava sendo erguida e estimular a permanência dos jovens no campo. A Escola Agrotécnica Federal de Sombrio foi forjada neste contexto, com o objetivo de dar apoio à comunidade de Vila Nova, assentamento de pequenos agricultores constituído na zona rural de Sombrio (hoje pertencente a Santa Rosa do Sul), principalmente nas áreas de drenagem e irrigação.
Solicitada pelo prefeito de Sombrio ao Ministro da Educação, a Escola Agrotécnica começou a ser construída em 1988, sendo inaugurada em 5 de abril de 1993, inicialmente como uma Unidade de Ensino Descentralizada da Escola Técnica Federal de Santa Catarina, de Florianópolis. Denominada Escola Agrotécnica Federal de Sombrio (EAFS) por meio da Lei nº 8.670, de 30 de junho de 1993, foi transformada em Autarquia Federal em 16 de novembro de 1993, por meio da Lei nº 8.731.
Em 1994, iniciaram as aulas do primeiro curso oferecido pela EAFS, o Técnico em Agricultura com habilitação em Agropecuária, posteriormente denominado Técnico em Agropecuária.
Anos mais tarde, em 2008, diante da necessidade de expandir as ações para o município de Sombrio, que despontava como polo microrregional, foi criada a unidade descentralizada urbana, chamada inicialmente Núcleo Avançado, depois Unidade Urbana de Sombrio.
Ainda em 2008, a Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, transformou a então Escola Agrotécnica em Instituto Federal Catarinense Campus Sombrio, atendendo à chamada pública do Ministério da Educação (MEC) para que as escolas agrícolas se tornassem Institutos Federais. A transformação possibilitou oferecer não apenas o ensino médio e técnico, mas também cursos de graduação e pós-graduação.
Com a expansão da Rede Federal em 2014, o Campus Sombrio passou a se chamar Campus Santa Rosa do Sul por meio da Portaria/MEC nº 505, adequando-se ao nome do município onde está sediado, e a extensão urbana de Sombrio passou a ter status de campus avançado, denominada Campus Avançado Sombrio (Portaria/MEC nº 1.074/2014).
O Campus em números
Desde o início de suas atividades, o IFC Santa Rosa do Sul oferece o ensino médio e técnico, tendo como carro-chefe o curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Ao longo de três décadas, promoveu também cursos fora da sede, com destaque para o Técnico em Turismo nos municípios de Sombrio e Araranguá, o Técnico em Enfermagem em parceria com o Senac em Santa Rosa do Sul, e o Técnico em Informática em Turvo.
Com a transformação em Instituto Federal, passou a oferecer educação em todos os níveis, da qualificação profissional à pós-graduação, mantendo sua gênese no ensino agrícola. Buscando o crescimento vertical do ensino, em 2010 abriu o curso de bacharelado em Engenharia Agronômica, pioneiro na região sul de Santa Catarina em oferta pública e gratuita. Em 2023, implantou o curso de bacharelado em Zootecnia, colaborando com a interiorização do ensino superior. Além dos dois cursos de graduação e do tradicional técnico integrado em Agropecuária, são ministradas aulas também no curso de Educação de Jovens e Adultos integrado à Educação Profissional e Tecnológica em Agricultura Familiar (EJA-EPT), num universo de mais de 800 alunos ativos na Instituição.
Atualmente, o Campus conta com 137 servidores efetivos, sendo 56 professores efetivos e 81 técnico-administrativos em educação, 5 professores substitutos e 52 colaboradores terceirizados. Uma equipe multiprofissional capacitada, com quadro docente formado em sua maioria por mestres e doutores.
Possui um total de 204 hectares e estrutura com mais de 23 mil m² de área construída, incluindo alojamentos para 240 estudantes, 13 laboratórios, ginásio poliesportivo e uma escola fazenda com unidades educativas de produção agrícola e zootécnica.
Além do ensino regular, o IFC Santa Rosa do Sul desenvolve projetos de pesquisa, inovação, extensão e ensino com efetiva participação de seus estudantes, e reconhecida atuação junto à comunidade regional.
Atualizado
Atualizado em 30/10/2023.