.
O IFC Santa Rosa do Sul é conhecido pela excelência no ensino agropecuário, já tendo lançado no mercado de trabalho mais de 2700 técnicos e técnicas em agropecuária em três décadas de história, além de dezenas de engenheiras e engenheiros agrônomos, contribuindo para o fortalecimento do setor e o desenvolvimento socioeconômico da região. Possui área total de 204 hectares e estrutura com mais de 23 mil m² de área construída, incluindo 16 laboratórios e uma Escola Fazenda com ambientes de ensino e aprendizagem.
A Instituição vem se fortalecendo e expandindo sua atuação ao longo dos anos, cumprindo a missão de proporcionar educação profissional de qualidade, por meio do ensino, pesquisa e extensão, comprometida com a formação cidadã, a inclusão social e o desenvolvimento regional.
Além do curso técnico em Agropecuária integrado do Ensino Médio, carro chefe da Instituição, estão em andamento os cursos de graduação em Engenharia Agronômica e Zootecnia, e de Educação de Jovens e Adultos integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EJA EPT), num total de 1049 estudantes matriculados.
Os cursos ofertados são gratuitos e a Instituição ainda dispõe de moradia estudantil para 240 estudantes, além de um programa de assistência estudantil voltado ao acesso e aproveitamento pleno da formação acadêmica de alunos e alunas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio da concessão de auxílios.
.
Um pouco da história do IFC Santa Rosa do Sul
A construção de uma escola na região do atual município de Santa Rosa do Sul – na época pertencente a Sombrio, era um dos planos que fazia parte do grande projeto da Superintendência do Desenvolvimento da Região Sul (SUDESUL), autarquia federal vinculada ao Ministério do Interior que tinha como finalidade planejar e promover a execução do desenvolvimento da região sul do país. A escola foi concebida, em princípio, para oferecer o curso técnico agrícola com o currículo voltado fortemente para a área de drenagem e irrigação.
A Instituição foi inaugurada em 5 de abril de 1993, denominada Escola Agrotécnica Federal de Sombrio por meio da Lei nº. 8.670, de 30 de junho de 1993, com o objetivo de atuar como uma unidade de ensino descentralizada da Escola Técnica Federal de Santa Catarina, localizada em Florianópolis. Foi transformada em autarquia federal, com a mesma denominação de Escola Agrotécnica Federal de Sombrio, em 16 de novembro de 1993, e entrou em funcionamento no dia 28 de março de 1994.
Com a Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, transformou-se em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Campus Sombrio (hoje Campus Santa Rosa do Sul) e passou a oferecer também cursos superiores à comunidade.
Em 2009, com a necessidade de expandir as ações efetivamente para o município de Sombrio, que despontava como polo microrregional, foi inaugurada a unidade descentralizada urbana, chamada inicialmente Núcleo Avançado de Sombrio, posteriormente Unidade Urbana de Sombrio e, a partir da ampliação da Rede Federal, em 2014, denominada Campus Avançado Sombrio.
No campus Sombrio, são ofertados atualmente os cursos técnicos em Informática para Internet e de Hospedagem integrados ao Ensino Médio, cursos superiores de tecnologia em Gestão de Turismo e Redes de Computadores e de licenciatura em Matemática.
Atualizado em 26/07/2023