Estudantes e servidores do IFC Santa Rosa do Sul participaram, entre os dias 11 e 13 de novembro, da XVIII Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica (MICTI), VII EPROMUNDO e XI IFCULTURA, realizados no Campus São Francisco do Sul do Instituto Federal Catarinense. Reunindo representantes de todos os campi do IFC, os eventos se consolidam como importantes espaços de integração, troca de conhecimentos e difusão científica, cultural e de inovação tecnológica.
O Campus Santa Rosa do Sul esteve presente com uma delegação composta por 28 estudantes do técnico integrado e da graduação e por três servidores: a coordenadora de Pesquisa, Amanda Verardi; a coordenadora do Sisae, Rita de Albernaz; e o técnico-administrativo Joaci Lumertz. Outros servidores também estiveram em São Francisco do Sul para prestigiar os estudantes, realizar apresentações e cumprir compromissos paralelos: o diretor-geral Cristiano Pochmann; o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Patrick Girelli; os coordenadores dos cursos Técnico em Agropecuária, Samuel Modolon, e de Agronomia, Fabiana Andersson; e os docentes Naracelis Poletto, Eduardo Seibert, Franciele Lunardi e Thaise Bruske.
Ao todo, 20 trabalhos do Campus foram apresentados na MICTI e no EPROMUNDO, além de três apresentações no IFCultura, realizadas pelo grupo de música do campus: “Sons Rurais”, “Conversa entre Gaiteiros” e o musical “Sob as Velas de Magalhães: Por Mares Nunca Dantes Navegados”.
Dois desses trabalhos foram reconhecidos entre os destaques da MICTI 2025. Na área de Zootecnia, o trabalho “Ação de extensão para melhorias na propriedade do senhor Carlos e senhora Margarete em comunidade rural de Morro Azul, Três Cachoeiras/RS”, desenvolvido pela estudante Maria Eduarda Damiani sob orientação do professor André Gonçalves, e, na Agronomia, o estudo “Aspectos fisiológicos de videiras sob manejo da dupla poda na região do Litoral Sul de Santa Catarina (2024–2025)”, apresentado pela estudante Julia Lunardi e orientado pelo professor Eduardo Seibert.
Na manhã do último dia de atividades, a delegação de Santa Rosa do Sul participou de um tour guiado pela cidade de São Francisco do Sul. O roteiro escolhido pelo grupo foi “Sambaqui”, que incluiu uma caminhada da Praia Grande até a Prainha e uma visita à base do Sambaqui Enseada 1. A atividade foi conduzida por estudantes do campus anfitrião.
A participação do IFC Santa Rosa do Sul nesses eventos reforça o compromisso da instituição em promover vivências acadêmicas, culturais e científicas que ampliem a formação dos estudantes e fortalecem a integração institucional.
Confira as fotos oficiais do evento através do link:
bit.ly/micti2025
Sobre os eventos:
A MICTI é um evento científico multidisciplinar promovido pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), com o propósito de divulgar à comunidade interna e externa os resultados de projetos de Ensino, Extensão e Pesquisa desenvolvidos na instituição. O evento tem dentre suas finalidades instigar o intercâmbio técnico, científico, ambiental, social e cultural entre o IFC e as demais instituições de ensino, favorecendo as relações pessoais e profissionais; contribuir para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com a ciência e a tecnologia; e oportunizar a integração entre a comunidade externa e o meio acadêmico.
Já a Feira EPROMUNDO é um evento que proporciona a difusão da cultura da inovação e empreendedorismo junto aos acadêmicos, educadores, pesquisadores, extensionistas e comunidade externa. Além disso, leva ao conhecimento da comunidade os cursos, soluções e tecnologias desenvolvidas no âmbito do IFC. Também incentiva o estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento de novos projetos alinhados às demandas dos Arranjos Produtivos, Culturais e Sociais Locais.
O IFCULTURA, por sua vez, é o festival cultural estudantil do Instituto. Qualquer estudante regularmente matriculado nos cursos técnicos ou de graduação do IFC pode participar, apresentando trabalhos artísticos nas seguintes modalidades: Artes Visuais, Dança, Música, Poesia e Teatro.










