No dia 24 de setembro, um grupo de dez estudantes do curso de Engenharia Agronômica do IFC Santa Rosa do Sul realizou uma viagem técnica às fazendas Dalaio Alimentos e Grupo RAR, localizadas em Vacaria, no Rio Grande do Sul. A atividade foi proposta pelo professor Rafael Campos, dentro da disciplina de Bovinocultura de Leite, e o grupo foi acompanhado também pelo professor Saulo Almeida.
A primeira parada da viagem foi na fazenda do Grupo RAR, que é a décima maior produtora de leite do Brasil e a líder no estado gaúcho. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a infraestrutura da fazenda, que conta com 1.500 animais em lactação, de um total de 3.800 vacas. O grupo foi guiado por colaboradores da empresa e mostrou-se impressionado com os números da propriedade, onde cada animal é ordenhado três vezes ao dia, resultando em uma produção média de 35 litros de leite por vaca diariamente. Ao todo, a fazenda extrai 50 mil litros de leite por dia, que são utilizados na produção de queijo, creme de leite e manteiga.
Em seguida, o grupo visitou a Dalaio Alimentos, que possui 500 animais de corte e 400 de leite, sendo 116 vacas em lactação. Na fazenda, os estudantes puderam acompanhar algumas etapas do manejo do gado. A produção média da propriedade é de 26 litros por dia por animal, e são ordenhados diariamente 60 animais.
Para o professor Rafael, vivências práticas são essenciais para a formação de profissionais qualificados e preparados para o mercado. “A experiência adquirida nas fazendas RAR e Dalaio Alimentos ampliou o conhecimento destes estudantes sobre as práticas modernas de manejo e as tecnologias aplicadas na bovinocultura”, completou.
O IFC Santa Rosa do Sul agradece aos grupos Dalaio e RAR por receberem e compartilharem valiosas informações sobre os números e o dia a dia da fazenda com nossos estudantes.